sábado, 17 de maio de 2014

Nada de gororoba: Hoje é dia de espaguete com molho de tomates!

Salve salve Sossegados! 

Em Jaraguá do Sul hoje, o dia amanheceu lindo e com uma leve brisa fria, mas nada que uma receita de um molho de tomates especialíssimo não resolva, certo?
Saboroso o tomate tem o poder de despertar nas papilas gustativas o sabor "umami", ou "muito gostoso" tornando praticamente tudo extremamente agradável.
Apesar de amplamente empregado na culinária italiana, o tomate já era utilizado anteriormente na alimentação das civilizações pré-colombianas, como mostra a citação abaixo: 
"Apesar de constantemente associado à Itália e sua cozinha, dado seu largo uso na sua culinária, o tomate já era consumido nas civilizações incas, maias e asteca, antes de ser levado ao outro lado do mundo. Pertence a um extenso rol de alimentos da América pré-colombiana desconhecidos do Velho Mundo antes das grandes navegações, do qual fazem parte o milho, vários tipos de feijões, batatas, frutas como abacate e o cacau (de cujas sementes se faz o chocolate), afora artigos de uso nativo que se difundiram, como o chicle (seiva de Sapotaou sapoti) e o tabaco".
Esta poderosa fruta - sim, porque tomate é fruta e não legume -  era tida como venenosa e só passou a ser empregada na culinária européia bem mais tarde, mas a data em que começou a ser consumido é incerta. 
Devido a sua grande variedade, ele permite vários empregos, de acordo com suas peculiaridades, como vocês podem conferir na extração abaixo: 
a - Santa Cruz, tradicional na culinária, utilizado em saladas e molhos e de formato oblongo;
b - Caqui, utilizado em saladas e lanches, de formato redondo;
c - Saladete, utilizado em saladas, de formato redondo;
d - Italiano, utilizado principalmente para molhos, podendo ainda fazer parte de saladas. Seu formato é oblongo, tipicamente alongado;
e - Cereja, utilizado como aperitivo, ou ainda em saladas. É um "mini-tomate", com tamanho pequeno, redondo ou oblongo.
Sabendo isso e cansada dos molhos prontos - que são muito práticos, mas cheios de sódio e outros conservantes - pesquisei algumas receitas que pudesse adaptar para fazer um molho de tomates saboroso e encorpado para servir uma bela macarronada! 
Como sempre comento a internet oferece inúmeras opções de receitas, mas dessa vez - assim como no caso do pesto, mostrado no post anterior, minha fonte foi o mesmo livro de referência: "Escola de Cozinha" - da Larousse.
Na receita do livro, eles indicam o "Tomate San Marzano" e o salsão, que eu substituí pelo "Tomate Italiano" e salsinha por uma simples questão de disponibilidade de ingredientes, embora valha ressaltar que o salsão confere aquele gostinho especial de caldo de legumes nos preparos e a salsinha é extremamente aromática, então coloquei uma porção menor que o que pede a receita. 
Vamos lá? 


Espaguete ao Molho de Tomates do Sossega




Ingredientes: 

1 pacote de 500g de espaquete de sua preferência
1 kg de tomates italianos pelados e sem sementes, picados em cubos pequenos
100 ml de azeite de oliva extra virgem
1 cenoura média sem casca, ralada
1/2 maço de salsinha picada
1 cebola média picada em cubinhos bem pequenos
1 dente de alho sem o broto central (gérmen) picado e esmagado
pimenta branca a gosto
10 g de manjericão (se não tiver balança, encha a palma da mão em forma de concha, que sera equivalente)
sal a gosto (uma colher de chá é mais que suficiente)


Preparo: 

- Este molho demora cerca de uma hora para ficar pronto, então o macarrão deverá ser colocado para cozinhar a cerca de 20 minutos antes do final do preparo. 
- Aqueça o azeite de oliva em uma panela em fogo baixo, coloque a cenoura e a cebola. Quando a cebola estiver transparente, acrescente o alho, o sal e a pimenta branca. Deixe dourar um puco sempre cuidando para não torrar o alho. Quando estiver levemente dourado, acrescente o tomate picado e mexa bem para incorporar. 
- Cozinhe a mistura por cerca de 2 minutos e acrescente a salsinha, mexa novamente e em seguida acrescente o manjericão rasgando as folhinhas com as mãos. Mexa suavemente, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de uma hora em fogo baixo. Sempre observe o cozimento e após 30 minutos, destampe a panela e deixe evaporar um pouco.  Se necessário, acrescente azeite e fique sempre cuidando para não secar e queimar. 
- Agora, a quase vinte minutos do final do preparo, você pode colocar a água do macarrão para ferver e preparar a massa conforme as instruções da embalagem. A massa e o molho estarão prontos praticamente no mesmo tempo, então é só misturar em um refratário e servir decorado com folhas de manjericão, salsinha e pimenta biquinho! 


Observações: 

- Pele os tomates conforme você já está acostumado, mas se não souber como, faça um "talho" na parte superior do tomate em "cruz" e coloque-os de molho em água fervente por cerca de 10 minutos e depois mergulhe-os em água gelada para dar choque térmico. A casca vai soltar quase sozinha. 
- Use faca de serra para picar a cebola, pois o ácido da mesma faz com que as facas percam o fio. 
- Se quiser você pode acrescentar uma pitada de glutamato monossódico na receita, que realçará ainda mais o sabor do tomate. Mas só uma pitada, certo? 


E aí, deu para imaginar o cheirinho irresistível do manjericão? 
Então corre lá que da tempo de preparar essa delícia para a hora do almoço! 
Abraço grande e um ótimo final de semana! 

P.S.: 
* Todas as fontes que utilizamos para pesquisa na internet estão disponíveis nos links destacados no corpo do texto, mas você também pode acessá-los aqui e aqui !
* O livro que utilizei como referência nessas últimas duas receitas que postei foi uma achado que comprei no Sebo da cidade e tem me auxiliado muito em várias ocasiões. Vale muito a pena investir em livros de culinária! 

Nenhum comentário: