quinta-feira, 17 de julho de 2014

Uma pausa na carne: Tarte de Berinjela Vegana!

E aí sossegados, tudo bem? 

Como prometi - embora já passe da meia noite - hoje tem post vegano no Blog do Sossega. 
Ganhando cada vez mais atenção e espaço, o movimento vegano - que defende a ideia de que outros animais não são alimento - acabou por levantar também a bandeira da sustentabilidade, da saúde e da longevidade. 
Prova disso são os  vários artigos relacionando o câncer ao consumo da carne - principalmente da carne industrializada - e embora não muito conclusivos, são bastante enfáticos e coerentes. 
Ou seja, assusta e nos faz repensar. 
Lembro que minha mãe sempre utilizou muito bem o PTS - proteína texturizada de soja  e vários outros ingredientes que substituíssem a carne, e empregava isso com frequência em nossa alimentação.  
Na real o motivo não era bem"ideológico", mas um misto de economia e opção saudável, por isso o gosto de "papelão" da PTS e a substituição da carne por um bom risoto de legumes ou um guisado, nunca me causaram estranhamento. 
Enfim, como já está tarde e quero muito compartilhar duas experiências com vocês, não vou me estender muito neste bate-papo, mas prometo que amanhã a gente se delonga mais, certo? 
Vamos ao que interessa? 
Semanas atrás eu procurei algo que pudesse substituir o queijo em alguns preparos, pois tenho algumas solicitações específicas - encomendas e propostas de eventos - para o público vegano.
Eis que encontrei o "Mandiokeijo" um preparado em pó a base de mandioquinha e feijão branco que substitui o queijo e se assemelha um pouco na textura e no sabor. Para mim ele parece mais um "creme de queijo", mas funciona e é bem saboroso. 
Na receita de hoje, utilizei esse preparado para rechear e finalizar o prato e ficou uma delícia! 
Confere aí! 



Tarte Vegano de Berinjela com Couve


Ingredientes: 
1 Berinjela média 
1/2 porção preparada de "mandiokeijo" cremoso
6 tomates pelados e sem semente picados
1 cebola picada
1 alho poró picado (somente a parte branca)
1 cenoura média sem casca ralada no ralo fino
Azeite de oliva extra virgem
Salsinha a gosto
Manjericão a gosto
6 folhas de couve manteiga picadas em tiras finas
2 dentes de alho (sem o gérmen central) picado
Sal a gosto
Pimenta branca a gosto


Modo de preparo:

- Corte a berinjela em rodelas de aproximadamente meio centímetro e coloque de molho em uma solução de um litro de água e uma colher de sopa de sal por cerca de 40 minutos. 
- Prepare um molho de tomates: Leve uma panela ao fogo baixo, aqueça o três colheres de sopa de azeite e doure a cebola picada , em seguida acrescente a cenoura ralada. Mexa e deixe dourar bem por alguns minutos. Acrescente o alho poró picado, quando começar a dourar, acrescente os tomates bem picados, tampe a panela e deixe ferver. Observe sempre se é necessário acrescentar mais azeite. Quanto levantar a fervura, acrescente cerca de meia xícara de água quente e junte a salsinha e o manjericão picados. Se necessário coloque mais azeite e mantenha o fogo baixo até encorpar. O ideal é deixar várias horas no fogo, mas como nem sempre temos esse tempo todo, deixei por cerca de uma hora, sempre observando se era necessário acrescer azeite ou água. 
- Prepare o mandiokeijo conforme as instruções na embalagem e reserve. 
- Em uma frigideira, aqueça duas colheres de azeite, doure o alho picado e em seguida acrescente a couve. Refogue-a e quando começar a murchar, desligue o o fogo e reserve. 
- Pré aqueça o forno a 180º.
- Escorra as berinjelas e disponha rodelas em uma assadeira untada com azeite. Regue as rodelas com azeite, salpique pimenta branca e sal. Em seguida monte os "tartes" intercalando uma camada de mandiokeijo, molho, couve, molho e termine com uma rodela de berinjela. Regue novamente com azeite, salpique pimenta branca e sal e cubra com molho e mandiokeijo. 
- Se preferir, salpique orégano também e leve ao forno por cerca de 40 minutos. 


Observações: 

- Não costumo tirar a casca da berinjela, mas se você quiser pode fazer também. 
- Você pode utilizar a receita de molho que publiquei aqui, também ficará ótimo! Também pode usar um outro molho de sua preferência ou até mesmo um molho pronto, afinal tudo depende da sua disponibilidade de tempo e dos ingredientes que você tem em casa! 
- Essa receita serve bem 2 pessoas, fica ótima se acompanhada com arroz e demanda umas duas horas para ficar pronta. 
- Não contém glúten, lactose, ovos nem carne - então é ÓTIMA para celíacos além de possuir todos os benefícios da berinjela. 



E aí, vai arriscar esse novo sabor? 
Depois é só contar pra gente! 
Abraço grande! 







P.S.: Não vão pensar que é "publi", na verdade estou só compartilhando a experiência e divulgando o contato do fornecedor, a Livre e Leve que atende e entrega em Jaraguá do Sul. 

Nenhum comentário: